Registros de Igrejas



Registros Eclesiásticos

Esta secção trata principalmente dos registros da Igreja Católica. Tanto por ser a única igreja oficialmente estabelecida no Brasil durante os primeiros séculos, bem como pelo inestimável valor de seus registros para a genealogia. Até a proclamação da república a Igreja Católica era o principal repositário dos registros de nascimento, casamento e óbitos no país, sobrepujando em muito qualquer outro registro existente.

Outras religiões serão abordadas oportunamente. Abaixo incluímos um link para algumas breves informações sobre elas.

Já durante o descobrimento do Brasil, sacerdotes católicos acompanharam os primeiros exploradores e colonizadores e donatários das capitanias hereditárias. A chegada de seis jesuítas em 1549 marcou o começo da atividade religiosa organizada na colônia. De 1549 até sua expulsão em 1759, os jesuítas, que fizeram significativos esforços educacionais e missionários, especialmente entre os índios, dominaram a vida religiosa na colônia. A igreja católica foi dirigida por bispos, por diversas ordens católicas, ou pelo clero secular e foi a força coesiva mais importante na vida brasileira durante muito tempo.

A colônia tornou-se uma diocese separada em 1551. No ano seguinte o primeiro bispo do Brasil chegou à Bahia. Em 1676 a Bahia transformou-se no assento de um arcebispado. No fim do período colonial havia bispados no Rio de Janeiro, Pernambuco, Maranhão, Pará, São Paulo, e Minas Gerais. Somente no fim do século XIX, outros grupos religiosos começam a estabelecer-se aqui.

Em 1563 o conselho de Trento formalizou as práticas da manutenção de registros que já eram seguidas em grande parte do mundo católico. Livros separados foram mantidos para batismos, comunhões, crismas, casamentos, e mortes ou enterros, e o formato foi padronizado conforme o conselho de Trento tinha esboçado. Alguns dos registros os mais antigos da igreja encontram-se no Rio de Janeiro e datam de 1616.

Como as dioceses brasileiras foram sendo criadas aos poucos, conforme o país era colonizado, os procedimentos de pesquisa genealógica são diferentes para cada região do Brasil e é importante entender os eventos históricos que levaram à criação dos registros que relacionam seus ancestrais. Como já dissemos, a igreja foi responsável pelos registros vitais no Brasil até que o registo civil foi estabelecido. A grande maioria de nossa população é listada nestes registros.

Alguns registros da igreja foram perdidos ou deterioraram-se por causa dos efeitos naturais como a umidade e os insetos e alguns eventos mais dramáticos como incêndios e inundações. Problemas civis e políticos também causaram a destruição de livros paroquiais. Alguns livros foram destruídos ou danificados por causa de armazenamento deficiente e mesmo por displicência. Entretanto, muitos registros simplesmente desapareceram ou estão errôneamente catalogados e guardados em local desconhecido.

Leia mais sobre a história da Igreja no Brasil:

História da igreja no período colonial
História de algumas dioceses de São Paulo
Outras religiões

Os Registros

Os registros da Igreja Católica estão entre as fontes mais importantes para a pesquisa genealógica no Brasil. Isto porque a vasta maioria dos brasileiros era católica e foi registrada nos livros da paróquia local, os chamados registros paroquiais. Estes registros incluem lançamentos de batisados, casamentos, mortes, e enterros. Freqüentemente duas e às vezes três gerações são indicadas alí. Além destes registros, podem incluir ainda censos da igreja, livros de contabilidade, confirmações, etc. Os registros da igreja são muito úteis porque as autoridades civis não começaram a registrar estatísticas vitais até após 1850. Após desta data deve-se procurar na igreja e em registros civis, desde que pode haver uma informação em uma que não aparece na outra. Por exemplo, os registros da igreja podem somente listar os padrinhos, quando os registros civis podem relacionar os avós.

Veja quais são, o que você vai encontrar em cada registro e dicas de como pesquisá-los em:

Os registros da Igreja Católica

Para localizar os registros que procura visite a página com os links e informações sobre todas as dioceses do Brasil:

Localisando os registros nas dioceses brasileiras

Home | Novidades | Estados | Projetos | Recursos | Dicas | Lista | Mensagens | Conheça | Colabore | E-mail

Rootsweb logo

Última atualização Sunday, 11-Nov-2001 20:10:46 MST

© 2001 BrazilGenWeb Project